Sofá: Itens importantes que você precisa saber.

Acabamentos, Ambientes 2 de junho de 2022

O sofá é a estrela da sala e merece toda a atenção. Mas isso nem sempre acontece, o que ajuda a deteriorar mais rapidamente. Uma maneira de evitar isso é a informação. Saber que existem tecidos específicos para pets, tomar cuidado para evitar alergias ou que as manchas devem ser removidas o quanto antes são algumas atitudes que você pode aprender para desfrutar de móveis confortáveis ​​e higiênicos. É por isso que listamos cinco coisas que você deve saber sobre sofás.

Pet

Os pets também adoram sofás, então faz com que aumente a importância do tecido escolhido, existem opções específicas no mercado que são mais duráveis ​​e fáceis de limpar, como o couro, que também não acumula odor nem pelos. Se o cabelo estiver entre as rachaduras da roupa, facilmente removido com um aspirador de pó. O interessante também é impermeabilizar o tecido para garantir que o seu pet não faça xixi e o tecido sugue o liquido.

Outro tecido é o Acquablock, que é composto de poliéster e algodão e é muito utilizado em móveis de área externa. O material é impermeável e resistente a arranhões de gatos. Outro atributo importante é uma boa capacidade de resistir aos raios do sol sem danos. Você nem precisa se preocupar com o conforto, pois o toque vai te lembrar de um tecido normal, completamente diferente dos tecidos plásticos, que também são impermeáveis. Outro material muito utilizado em áreas externas e que utilizasse em residências são os tecidos náuticos, comumente encontrados em piscinas e componentes de varandas.

Crypton é um material amplamente utilizado em hotéis e unidades de saúde com superfície não porosa. Conhecida por sua durabilidade, é fácil de limpar e resiste a manchas e odores, umidade, mofo e bactérias.

A famosa camurça e a super camurça também estão bem representadas. Um tecido sintético feito de poliéster, eles ainda garantem um toque macio que lembra a camurça.

Para quem tem gato, as sarjas e as lonas de algodão, que não retêm calor nem umidade, são indicadas por sua trama fechada, o que dificulta que o pet puxe fios e estrague o móvel. 

2. Alérgicos

Para quem tem alergia, por exemplo, limpar o sofá é a palavra-chave para desfrutar de um descanso sem rinite. Recomenda-se usar um aspirador com filtro HEPA pelo menos uma vez por semana para evitar o acúmulo de poeira e evitar que os ácaros penetrem no tecido e se reproduzam no interior.

A limpeza profissional é recomendada para atingir as profundidades mais profundas e pode ser feita pelo menos a cada seis meses. A função de impermeabilização ou blindagem do sofá evita o acúmulo de poeira, evitando assim a reprodução de bactérias e ácaros no tecido, além de auxiliar na manutenção diária.

Também é importante para quem sofre de alergias evitar a umidade, pois é uma forma de ativar a proliferação de fungos, que podem desencadear alergias. A dica é fazer a limpeza imediatamente para evitar que líquidos derramem no sofá.

3. Manchas

Fazer um sofá parecer novo não é fácil, principalmente porque no nosso dia a dia não percebemos as mudanças que acontecem à medida que a sujeira e as manchas se acumulam. Portanto, tome cuidado para manter um novo visual todos os dias, como remover a poeira diariamente, aspirar semanalmente e remover manchas assim que elas aparecerem – por exemplo, no caso de derramamento de comida ou bebida.

As manchas são comuns, principalmente para quem usa muito sofá. Para essas manchas mais leves do dia a dia, uma dica é preparar uma solução com 1 litro de água e ½ xícara de vinagre de álcool (nunca use vinagre tingido) e 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio ou detergente neutro. Coloque a mistura em um borrifador, aplique na mancha, escove uma escova macia no sentido horário e depois escove com um pano branco limpo e seco.

4. Hora de trocar

Aproveite e veja Sofá como escolher?

A manutenção é importante para prolongar a vida útil do seu sofá, mas também precisa ser substituída ou reformada regularmente se a estrutura estiver em boas condições. Em média, um sofá de qualidade dura cerca de 15 anos.

Existem alguns sinais de que chegou a hora, como tecidos danificados por animais de estimação, desgaste nas áreas mais usadas, manchas permanentes, costuras inacabadas, rasgos, arranhões, etc. Outro sinal é a perda de maciez e outros itens que causam desconforto.

Veja também

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários